Principais Obras: Voltar

Canalização dos Córregos Água Preta e Sumaré: Pompéia – São Paulo – SP

IMG-20150928-WA0007

Sobre a obra

Acompanhamento Técnico das Obras de escavação dos poços de serviço e túneis para ampliação das capacidades dos córregos Água Preta e Sumaré no período compreendido entre os dias 04 de novembro de 2014 a 15 de setembro de 2016.

As obras de canalização são compostas de um sistema de túneis e galerias com 9 poços de serviço conforme descrito abaixo:

● Desemboque – saída dos túneis 1 e 2 no Rio Tietê, com escavação contida por tirantes e concreto projetado (novo)
● Poços de serviço 1 e 2, localizados na Fremix, com túneis sob a Marginal do Tietê
● Escavação em VCA (Vala a Céu Aberto) ligando os túneis dos PS 1 e 2 aos túneis dos
● PS 4 e 3 – Mancha Verde
● Poços de serviço 3, 4, 5, e 6 que compõem um sistema de túneis paralelos chamado de sifão que passa sob o interceptor de esgotos da Sabesp, av. Marquês de São Vicente (túneis PS 3 – PS 6 e PS 4 – PS 5), sendo que ambos os túneis já vararam e o invert já foi completado com o revestimento primário. Estamos atualmente executando o revestimento secundário e acabamento com argamassa (revestimento terciário).
● Escavação em VCA (Vala a céu aberto) ao lado da obra da Tecnisa, ligando os túneis do sifão ao PS 7 ainda em fase de implantação.
● PV 8 – Kalunga, em fase de implantação e instalação de canteiro (novo)
● Poço de serviço 8 com emboque de 2 túneis sob a Rua Padre Antônio Tomás, sentido Matarazzo (em direção ao PS 7 – Sumaré) e sentido Antártica (em direção ao PS 9)
● Vala na av. Gustav Willy Borgof que receberá córrego Sumaré (nova)
● Poço de serviço 9 com emboque de 2 túneis, sob a Rua Padre Antônio Tomás sentido Matarazzo (em direção ao PS 8) e o 2º em direção ao PS 10 (novo), em fase de implantação na Praça Marrey Jr., para travessia da Av. Antártica.

Para escavações dos túneis partindo dos Poços 1 e 2, foi executado ao lado dos poços, campanha de tratamento com colunas de Jet Grouting, verticais já que o local (canteiro da pedreira Fremix) permitia sem grandes interferências no trânsito. Com o avanço dos túneis está sendo utilizada a técnica de tratamento com CCPh, com septos de fechamento face a presença de aluvião e a baixa cobertura sob a Marginal do Tietê.

Numa das recomendações técnicas ao longo do mês, alteramos a configuração das colunas centrais da abóbada passando a injetar as colunas integralmente, evitando assim a capela abaixo das colunas do tratamento anterior e acima das primeiras cambotas do avanço. Com o avanço das escavações, esta nova configuração tem se mostrado um sucesso para a segurança do avanço, principalmente nas primeiras cambotas

O sistema de túnel duplo (túneis PS 3 – PS 6 e PS 4 – PS 5), que compõe o sifão foi escavado totalmente na Formação Resende, sendo necessária apenas a cravação de marcha-avante (com barras de aço CA 50 Ø 10mm) para evitar desplacamentos locais durante a montagem e amarração da cambota em cada avanço.

Sob a Rua Padre Antônio Tomás, foram escavados 3 túneis a partir dos poços de serviço 8 e 9. O poço 8, de onde saem os túneis em direção ao poço 9 e ao poço 7 (aqui chamado de túnel sentido Matarazzo), é o mais complicado, com presença de camadas arenosas permeáveis, sendo necessário o tratamento com CCPh no sentido PS 9 e agora enfilagem tubular injetada no sentido Matarazzo, além de rebaixamento por ponteiras in loco e avanços curtos (0,80 m). Como estão sendo escavados 2 túneis de forma simultânea com tratamentos alternados de CCPh no sentido PS 9 e enfilagem tubular injetada no sentido Matarazzo, a logística neste poço já foi bastante complicada, sempre com muita lama, situação revertida com a limpeza e mudança parcial na geologia que já começa a apresentar camadas argilosas. Com a substituição da empresa de rebaixamento, houve melhora na eficiência do sistema, melhorando as condições de escavação e limpeza do poço. O conjunto de rebaixamento, com uma configuração diferente da empresa anterior, que permite que seja instalado próximo à parede do túnel, de maneira longitudinal (fotos ao longo do relatório), liberou espaço no poço, permitindo que mais caçambas pudessem receber o material escavado, deixando assim os túneis e poço mais limpos.

Do poço 9, está sendo escavado o túnel em direção ao poço 8, sendo que para o avanço até os 37 m foram executadas enfilagens tubulares injetadas para proteção da calota. De 37 a 120 m, não há previsão de execução de enfilagens tubulares e conforme observado in loco, pode ser necessária a cravação de marcha avante, fato que já ocorre. Deste poço também será escavado túnel em direção ao poço 10 ainda não iniciado. O poço 10, está com o canteiro em fase de implantação e mobilização.

Um novo poço, o PV 8 – Kalunga está sendo escavado, o canteiro em fase de implantação. Já estamos, no momento da elaboração deste, com 2,40 m de profundidade e será necessária a instalação de sistema de rebaixamento por ponteiras externamente ao túnel e com o avanço da escavação, talvez internamente também.

Para todos os poços há um sistema de instrumentação composto de tassômetros, marcos
superficiais, seções de convergência tanto nos poços como nos túneis, sendo que na Rua Padre Antônio Tomás, 22 (e não somente 16 como citado nos relatórios anteriores) imóveis com aproximadamente 80 (78 para ser exato) pinos de referência, são monitorados.