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Túnel de Drenagem – Aeroporto Santa Genoveva: Goiânia – GO

Praia Grande 4

Sobre a obra

A Núcleo Engenharia e Projetos elaborou o Projeto de Execução do Túnel de Drenagem parte integrante do Sistema de Drenagem do Projeto de Infraestrutura de Ampliação do Aeroporto Santa Genoveva – Goiânia-GO, objeto do contrato firmado entre a INFRAERO e o CONSÓRCIO ODEBRECHT-VIA.

Trata-se de um projeto executivo para a construção do Túnel do Sistema de Drenagem, através do método de pipe jacking, cujo poço de ataque e emboque localiza-se em um Poço de visita, local onde a tuneladora inici as escavações. Em seguida cruza a pista de pouso e decolagem, a de táxi e de circulação dos hangares e desemboca em uma vala escavada.

O túnel de drenagem tem aproximadamente 370 m de comprimento, 1,81 m de diâmetro de escavação e 1,50 m de diâmetro interno (diâmetro hidráulico). O túnel será escavado pelo método de Pipe Jacking com lama bentonítica para estabilização da frente de escavação (Slurry Pipe Jacking).

O Slurry Pipe Jacking é um método resultante da combinação da técnica de instalação de dutos subterrâneos através da cravação de tubos (pipe jacking) e a técnica de escavações subterrâneas com couraça mecanizada (Shiled).

A cravação dos tubos de concreto no maciço é feita por uma estação de cravação, constituída por pistões hidráulicos, que é instalada na vala de serviço. A escavação é executada juntamente com a cravação, por um shield de pressões balanceadas por lama bentonítica.

Apesar de ser boa prática na engenharia de túneis executar a escavação em sentido ascendente, evitando acúmulo de água no interior do túnel, nesse caso, decidiu-se adotar o sentido contrário, uma vez que o parâmetro de projeto mais importante é minimizar as deformações e riscos durante a travessia da Pista de Pouso e Decolagem.

Na região do desemboque foi executada uma vala a céu aberto (trincheira) com auxilio de cortina de estacas prancha estroncada internamente associada a uma estrutura interna de concreto armado, que garantirá a reação de 6000 kN necessária para suportar os esforços aplicados pelo sistema hidráulico de cravação dos tubos “pipe jacking”.

A execução dos trabalhos foi integralmente acompanhada por equipe da Núcleo, o ATO que em conjunto com a equipe do contrutor, a equipe topográfica de navegação do equipamento e a equipe de instrumentação, foram responsáveis pela tomada de decisões e coordenação da execução da obra em questão.