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FIOL – Fundações e Contenções : Jequié – BA

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Sobre a obra

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste, também referida como Ferrovia Oeste-Leste ou Leste-Oeste, está em fase de execução e estabelecerá à comunicação entre o porto em Ilhéus e as cidades baianas de Caetité e Barreiras a Figueirópolis, no Tocantins, ponto de interligação dessa ferrovia com a Ferrovia Norte-Sul. Sua construção ficará a cargo da VALEC, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes.

O projeto, com 1.527 quilômetros de extensão, visa formar um importante corredor logístico de transporte, ampliando as possibilidades de escoamento da produção econômica do país. No estado da Bahia será possível contemplar as regiões produtoras de minério de ferro e afins como as cidades de Caetité, Pindaí, Tanhaçu, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Maracás, Brumado e as produtoras de grãos Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério, assim como no estado do Tocantins.

Ponte

A Núcleo Engenharia e Projetos realizou o Acompanhamento Técnico de obras das fundações das pontes da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), trecho entre os km 357+800 e 361+600. Esse trecho está situado na região periférica do Município de Jequié, estado da Bahia, próximo ao encontro das Rodovias BR-116 e BR-330. O trecho corresponde ao Lote 10EF-Lote 2F de Construção, referente ao segmento Manuel Vitorino.

As pontes ferroviárias foram previstas para serem construídas na região periférica da cidade de Jequié, na Variante de Jequié, alternativa de traçado de um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, estado da Bahia.

Durante o ATO a equipe acompanhou 7 frentes de trabalho simultâneas em condições de acesso restritas e grande distância entre elas.

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Figura 1 – Mapa de Localização da área de estudo.

Nos locais onde o solo superficial possui resistência significativa com tensão admissível compatível com os esforços aplicados pela estrutura, foram definidos apoios direto em solo residual/rocha alterada através de sapatas.
Haverá tambem trechos com Solução típica de fundação através de estacas escavadas. Nesta metodologia a estaca deve ser revestida em todo trecho de solo com camisa metálica perdida ou recuperável.
A escavação interna da camisa no trecho em solo pode ser feita com ferramenta tipo balde ou benotto e no trecho em rocha, é feita com ferramenta de corte tipo “roller bit” e a limpeza se dá pelo processo “air-lift” até que o furo fique livre dos detritos provenientes da escavação/perfuração.
Na sequência, a colocação das armaduras e concretagem seguem a metodologia usual das estacas escavadas.

Ou ainda trechos com Estaca Raiz (ER) que é caracterizada por utilizar diâmetros menores e ter maior capacidade estrutural, pois é concretada com argamassa rica em cimento (mínimo de 600kg/m³) e mais densamente armada, podendo trabalhar com tensões acima de 12 MPa, enquanto elementos usuais de fundação trabalham na faixa de 5 a 10 MPa. Os diâmetros usuais vão de 200 mm até 450 mm, com cargas que variam de 30 tf até 200 tf, respectivamente.
A perfuração é realizada com revestimento e escavação interna através de circulação de água, tricone ou martelos de fundo, o que permite a este tipo de estaca ser executada desde solos moles até rochas duras. Trata-se usualmente de uma solução de maior custo, porém com a vantagem de poder ser executada com equipamentos pequenos, perfuratrizes autopropelidas, com apoio apenas de água e energia.
O diâmetro definido para o trecho em questão é de 410 mm em solo e 310 mm em rocha (pino).
Túnel
A Núcleo tambem realizou o Acompanhamento Técnico de Obra e Engenharia Consultiva para construção do Túnel Ferroviário Jequié, trecho entre as cidades de Figueirópolis (TO) e Ilheús (BA), das obras de construção da Ferrovia de Integração Oeste – Leste (EF-334) da VALEC.

No trecho central o túnel será executado em “Drill and Blasting” (“D&B”) com concreto projetado e tirantes. Nos emboques o túnel será escavado NATM (New Austrian Tunnelling Method) com uso de cambotas e concreto projetado.

O traçado do túnel de cerca de 1.000 m de extensão encontra-se inserido no contexto geológico do Complexo de Jequié, constituído por rochas plutônicas ácidas e intermediárias e granulitos básicos e ácidos ortoderivados.

No trecho em NATM foram realizados avanços sucessivos na frente de escavação com profundidades que variam entre 0,60 e 1,20 m, com aplicação de uma fina camada de concreto projetado na superfície escavada, associada a elementos de contenção provisória como cambotas, telas, chumbadores, etc… Este método conta com o arqueamento do solo ao redor da escavação de modo a preservar a estabilidade da cavidade até que o concreto projetado adquira resistência.

No trecho em rocha a escavação será executada por “D&B” que consiste em realizar sucessivas avanços entre 1,50 e 4,00 m com detonações à fogo (“perfura e detona”) da frente de escavação. Na superfície remanescente da rocha, em função da qualidade geomecânica mapeada, serão utilizados tratamentos com concreto projetado armado com fibras metálicas, telas metálicas e tirantes.
o trabalho de ATO compreende as atividades de: – acompanhamento das frentes de escavação e dos serviços correlatos; – acompanhamento e Interpretação da Instrumentação; – inspeção de estruturas e serviços circunvizinhos; e – adequações do projeto durante a Obra.

Solo Grampeado – Contenção

O Núcleo prestou serviço de Engenharia Consultiva com Visita Técnica e Avaliação de Projeto Executivo da contenção em solo grampeado entre os quilômetros 1350+510 e 1351+190 da Estrada de Ferro EF-334 – Ferrovia Oeste – Leste, em Jequié, BA.