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Linha 17: Monotrilho São Paulo – SP

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Sobre a obra

A Núcleo Engenharia e Projetos realizou o Acompanhamento Técnico de Obras (ATO), dos serviços de execução das fundações da via elevada do Monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo.

A Linha 17-Ouro faz parte do Plano de Expansão da Rede Metroferroviária da cidade e contribuirá para a melhoria dos sistemas de transporte de São Paulo. Ela utilizará o Metroleve, um sistema de monotrilho de 18 km de extensão. Essa linha liga o bairro do Morumbi ao Jabaquara e ao Aeroporto de Congonhas, com uma demanda aproximada de quinze mil passageiros por hora em cada sentido, são dezoito estações ao longo do trajeto, sendo quatro delas interligadas com outras linhas do Metrô e da CPTM.

Os trens correrão a uma altura média de 15 m sobre pilares erguidos no canteiro central de grandes avenidas. Por ocupar um espaço ocioso, o número de desapropriações necessárias será ínfimo perto de uma linha tradicional.

O objetivo principal deste Acompanhamento Técnico de Obra (ATO) é o de monitorar todas as etapas construtivas das fundações relatar as ocorrências relevantes durante a execução das mesmas. Entre as soluções utilizadas a Núcleo acompanhou a execução de estacas, estações, blocos em todas as etapas de perfuração, instalação da armação e concretagem.