Principais Obras: Voltar

Linha 2: Metrô de São Paulo – SP

P2260042

Sobre a obra

A Núcleo realizou o Acompanhamento Técnico de Obras (ATO), dos serviços de execução das fundações da Estação Vila prudente e via elevada do Monotrilho dos Lotes 9 e 10 da Linha 2 – Verde do Metrô de São Paulo.

O Monotrilho da Linha 15-Prata irá operar com 58 trens, e sua capacidade de transporte é de 1.000 passageiros por trem. Atenderá a 501.260 passageiros por dia, suprindo a demanda regional. Ela se trata do prolongamento da Linha 2 – verde do metrô de São Paulo

Movido a eletricidade, opera sem condutor e viaja a uma velocidade de até 80km/h, com intervalo entre trens de 90 segundos. Ao todo a Linha 15-Prata terá 26,6 km de extensão, com 18 estações elevadas instaladas nos canteiros centrais das avenidas.

O objetivo principal do Acompanhamento Técnico de Obra (ATO) é o de monitorar todas as etapas construtivas (perfuração, instalação da armadura, concretagem, etc) das estruturas de fundação e relatar as ocorrências relevantes durante a confecção das mesmas.

Exceto pelo aterro e depósitos aluvionares que atingem de 7 a 12 m de profundidade ao longo da estação, o sub-solo do trecho onde será implantada a Estação Vila prudente do Monotrilho é constituído por sedimentos terciários da Bacia Sedimentar de São Paulo (BSSP), grosso modo, formados por argilas rijas e areias compactas, estas últimas ocorrendo ora como horizontes contínuos, ora como lentes confinadas.

Inicialmente, o perfil é constituído por uma camada de aterro com espessuras variáveis de 3 a 4 metros. Abaixo deste horizonte, encontra-se uma camada aluvionar de argila que apresenta de 4 a 9 metros de espessura. Subjacente a esta camada, passa a ocorrer um solo sedimentar areno argiloso ou argiloso, até o final das sondagens. Essa última camada apresenta consistência elevada e nela serão inseridas as pontas das estacas.