Principais Obras: Voltar

Linha 4: Metrô de São Paulo – SP

27-02-08 401_Estacao Paulista

Sobre a obra

A Núcleo realizou em 2009 o Acompanhamento Técnico de Obra – ATO da execução da Linha 4 do METRÔ de São Paulo, Trecho Poço João Teodoro ao Pátio Vila Sônia, o qual consiste na implantação de 11 estações, 10 poços de ventilação e um pátio de estacionamento envolvendo diversas metodologias construtivas. As obras foram parcialmente entregues e a Linha começou a operar em maio de 2010 com seis estações em operação: Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista, República e Luz.

Em 2012 a Núcleo voltou a realizar o acompanhamento técnico dos serviços executados nas unidades construtivas pertencentes à segunda fase da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo. Serão mais cinco estações: Fradique Coutinho ( inaugurada em novembro de 2014), Higienópolis- Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Quando estiver totalmente pronta, a Linha terá 12,8 quilômetros de extensão em operação e 11 estações, ligando a região Luz, no centro de São Paulo, ao bairro de Vila Sônia, na zona sudoeste.

A Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo é o primeiro empreendimento do país a contar com uma Parceria Público-Privada – PPP. A PPP prevê a concessão de sua operação comercial, pelo prazo de 30 anos, a um agente privado que terá também a responsabilidade pelo investimento na compra da frota de trens e de outros sistemas operacionais, como sinalização e controle; telecomunicações móveis e supervisão; e controle centralizado.