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Linha 6 – Lote 2: Metrô de São Paulo – SP

Estacao Joao Paulo I_18072016

Sobre a obra

A Núcleo Engenharia e Projetos, em parceria com a Geocontrol Brasil realizam um consórcio chamado NGE, Núcleo Geocontrol Engenharia para Prestação de serviços técnicos de engenharia, elaboração dos projetos civis em suas fases de Projeto de Concepção, Projeto Executivo e As Built da linha 6 do Metrô São Paulo, referente ao lote 2 do Consórcio Expresso Linha 6 ou chamado CEL6

Esta nova linha fará conexão com a Linha 7-Rubi da CPTM e as linhas 1-Azul e 4- Amarela do Metrô, mais outras duas linhas em projeto do Metrô ainda sem cronograma definido, ligando as regiões Noroeste, Oeste, Centro e Sudeste-leste de São Paulo, perfazendo 18,4 quilômetros de extensão, com dezessete estações. A demanda prevista para essa linha é de 600 mil passageiros por dia.

Como a linha será totalmente subterrânea, ela foi considerada uma das linhas mais difíceis a ser construída. O motivo para isso é que ela cortará a cidade em regiões com muita diferença de altitude, ela passa, por exemplo, na região alta onde está a PUC, na Rua Cardoso de Almeida, e depois embaixo da Avenida Pacaembu. Mas a linha não pode ter subidas e descidas, o traçado é quase plano para comodidade dos passageiros. Para facilitar o acesso às plataformas haverá elevadores de grande capacidade e muitas escadas
rolantes. Por usarem dois shields duplos, todas as estações terão plataformas laterais do mesmo modo da Linha 4-Amarela e portas de plataforma que impossibilitarão o acesso à via. Além de prevenir acidentes, seu uso é indispensável devido aos trens sem condutor. Mais informações sobre a linha em: http://www.movesaopaulo.com.br/

O trecho que compreende o Lote de responsabilidade do Consórcio NGE é composto pelo trecho de 6km de túnel em Shield desde a Ventilação Tietê até o último Poço de ventilação do trecho chamado Domingos Veja, o trecho entre o VSE e o Pátio Morro grande será executado pelo método NATM em função da grande variedade de seções e curvas do trecho desse acesso. Também é de responsabilidade da NGE as Estações João Paulo I e Itaberaba, além de 3 Poços de saída de emergência e ventilação.

A Núcleo Engenharia também foi contratada individualmente para prestar serviços de consultoria Geológica Geotécnica dando apoio ao CEL6 para soluções na partida do Shield em direção norte passando pela Falha de Taxaquara, soluções na adaptação da Estação Itaberaba que seria escavada em outra falha geológica e ainda soluções para emboque dos Túneis de Acesso ao Pátio Morro Grande.

Em função da grande quantidade de sondagens necessárias para suprir as necessidades de projeto dessa enorme obra subterrânea, a Núcleo realizou o Acompanhamento Técnico de Sondagens garantindo as melhores técnicas de execução e confiabilidade dos dados
imprescindíveis a esse tipo de obra.

O CEL6 também confiou a Núcleo o Acompanhamento Técnico de Obras das Estações eTúneis do seu Projeto.