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BRT: Transoceânica Salvador – BA

Desemboque do tunel 4 (10)

Sobre a obra

O projeto de mobilidade urbana de Salvador, que visa conectar a orla atlântica, o centro e aregião do subúrbio ferroviário na Baía de Todos os Santos, zonas da cidade que sempre viveram separadas. O objetivo é dar maior fluidez ao trânsito da capital, ajudando a alimentar o metrô da cidade, melhorando assim a qualidade de vida da população.

O empreendimento contempla 9,6 km de vias duplas com três faixas em cada sentido, sendo uma dessas exclusivas para transporte de massa. Serão 10 viadutos e pontes, três túneis duplos com extensão total de 1,9 km, 7 km de ciclovias e 5 km de canais de drenagem.

A Núcleo Engenharia e Projetos realizou o Acompanhamento Técnico da Obra (ATO) dos trabalhos de construção das obras dos túneis 3 e 4 nas obras do Lote 1 – da Transoceânica da Salvador que consiste na Duplicação da Av. Gal Costa e Implantação da ligação Lobato/Pirajá.

A Obra se trata de túneis que transpõem sob a Avenida Paralela e contenções. Os túneis são duplos (tipo óculos), divididos nos ramos 3A, 3B, 4A e 4B. Têm cobertura reduzida de 3,5m, chegando a 15m em área urbana. As áreas das seções dos túneis 3 e 4 são de aproximadamente 130 e 120 m² e a extensão total, somando os ramos dos túneis, é de 524 metros, escavados pelo método NATM em material terroso (aterro e solo de alteração de rocha). As contenções foram realizadas em concreto projetado e tirantes interligados por vigas de coroamento.